TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional intervém a três níveis: pessoa, ocupação e ambiente.

Na pessoa, avalia as capacidades, as limitações e os riscos que possam existir a nível físico, cognitivo, afectivo e/ou social. Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas e/ou para prevenir disfunções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos, através da utilização de produtos de apoio e ou tecnologias de apoio.

Na ocupação, analisa quais as exigências da mesma ao nível físico, cognitivo, afectivo e/ou social, para que possa ser desempenhada com sucesso. Intervém graduando a ocupação, através de procedimentos e equipamentos específicos, adaptando-a às necessidades da pessoa.

No ambiente avalia de que forma o mesmo pode inibir ou facilitar o envolvimento da pessoa nas ocupações. Para tal, identifica o suporte/apoio e as exigências que os espaços e/ou equipamentos, as pessoas e a cultura, que fazem parte do ambiente da pessoa, lhe colocam no desempenho das suas ocupações. Intervém, modificando o ambiente físico e social de forma a remover barreiras e fomentar os aspectos facilitadores da participação em ocupações.


A sua abordagem é centrada na pessoa e na ocupação e baseia-se num ciclo de resolução de problemas. Actua de acordo com normas éticas e deontológicas próprias, assegura o respeito pelos valores da pessoa, promove a participação desta e/ou da família, tendo em conta o seu projecto de vida.

                 


Crie o seu site grátis Webnode